Confederação Brasileira de Pastores
08 de maio de 2018
Debaixo de uma poderosa unção do Espírito Santo, centenas de oficiais dos diversos seguimentos das Forças Armadas se reuniram na Igreja sede do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA), para uma manhã de louvor e adoração ao Rei Jesus. Foi a edição 2018 da Páscoa dos Militares Evangélicos da Bahia, que aconteceu na última terça-feira (8/05), e foi sediada pelo segundo ano consecutivo no MBICA.
Neste ano o evento foi coordenado pela Força Aérea Brasileira, e recebeu oficiais do Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal de Salvador. Além disso, compareceram personalidades da política baiana, líderes de diferentes religiões, e também diversos Bispos e Pastores do MBICA e outras denominações cristãs evangélicas.
A celebração foi presidida pelo Pastor Capelão e Major Gildásio, da Polícia Militar da Bahia, que aproveitou a oportunidade para agradecer ao Bispo Átila Brandão e ao MBICA pela parceria com o evento pelo segundo ano. Já o momento de ministração da Palavra ficou com o Pastor Tenente Barros, da Força Aérea, que falou à Igreja com base na passagem de Marcos 16:1-8, trazendo uma edificante reflexão acerca da ressurreição de Cristo.
Além disso, o evento ainda contou com ministérios de louvor e bandas das Forças Armadas, um momento de clamor e intercessão pela Pátria Brasileira com todos os Bispos e Pastores presentes, e uma linda apresentação do Coral Evangélico de Crianças da PROFESP.
Ao final, todos os presentes puderam participar da celebração da Santa Ceia Memorial, em um momento de reflexão, autoexame, e comunhão com o Senhor e com os irmãos.
HISTÓRIA
A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época, por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar desta festividade religiosa. Desta forma, a Páscoa dos Militares preserva a história do final da II Guerra, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. O evento tem por objetivo reafirmar os valores cristãos dos militares.
Para conciliar o calendário com as escalas de serviço das Forças Armadas, convencionou-se que a Páscoa dos Militares seria no período diferente do tradicional. As celebrações acontecem em datas determinadas em cada região.